Últimos Destinos

Terena - Santuário de Nossa Senhora da Assunção da Boa Nova – Guia Alentejo

 

Terena - Santuário de Nossa Senhora da Assunção da Boa Nova – Guia Alentejo


Terena, Santuário de Nossa Senhora da Assunção da Boa Nova. O Santuário de Nossa Senhora da Assunção da Boa Nova, também conhecido por Capela da Boa-Nova, fica situado na freguesia de Terena, concelho de Alandroal, distrito de Évora. 

É uma igreja fortaleza, uma das poucas neste género que existem no país e uma das mais importantes do Alentejo. Podemos dizer que é arquitetura religiosa, gótica e fortificada. 

Terena - Santuário de Nossa Senhora da Assunção da Boa Nova – Guia Alentejo

O Santuário com capela-fortaleza em cruz grega totalmente abobadada, evidencia algum paralelismo com a igreja-fortaleza da Flor da Rosa no Crato, distrito de Portalegre. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910. 


SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO DA BOA NOVA EM TERENA, ALANDROAL


Foi mandado construir no séc. XIV pela rainha D. Maria, esposa de Afonso XI de Castela e filha do rei português D. Afonso IV. No século XVIII foi ampliado com a construção do atual campanário e dos dois altares colaterais. 


A ROMARIA DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO DA BOA NOVA EM TERENA, ALANDROAL 


Embora já existam registos de uma romaria com o nome de Santa Maria de Terena no século XIII, consta que o culto pagão ao Deus Endovélico já ali era celebrado, desde os tempos da idade do ferro. 

Terena - Santuário de Nossa Senhora da Assunção da Boa Nova – Guia Alentejo
Culto ao Deus Endovélico, Terena, Alandroal

A romaria de Nossa Senhora da Boa Nova é a mais antiga no Alentejo. Realiza-se no Domingo e Segunda-Feira de Pascoela e está relacionada com as "Cantigas de Santa Maria" de Afonso X. 

Tem como pontos altos a procissão de velas do Domingo de Pascoela, quando a imagem da Virgem é conduzida para a Igreja Matriz de São Pedro de Terena, nela ocorrendo o chamado encontro (entre as imagens de São Pedro, padroeiro da freguesia e da Senhora da Boa Nova). 

O dia maior da festa é Segunda-Feira de Pascoela (feriado municipal no concelho de Alandroal), quando ocorre a procissão solene de regresso ao Santuário, percorrendo as ruas do centro histórico de Terena. 

Terena - Santuário de Nossa Senhora da Assunção da Boa Nova – Guia Alentejo

Paralelamente às festividades religiosas, ocorrem várias iniciativas de cariz pagão. Na zona envolvente do Santuário, há a tradição de realizar um grande piquenique, com convívio entre familiares, amigos e conhecidos, sendo o prato mais consumido, o tradicional borrego assado, ensopado ou guisado. 


ALGUMAS RECEITAS GASTRONÓMICAS DA REGIÃO DE TERENA, ALANDROAL


  • Ensopado de Borrego;
  • Guisado de Borrego;
  • Borrego assado no forno;
  • Folar de Páscoa;


A LENDA DA FORMOSÍSSIMA MARIA – TERENA, ALANDROAL


Reza a lenda da Formosíssima Maria, que D. Maria, Rainha de Castela, veio pedir a seu pai, o Rei D. Afonso IV de Portugal, que auxiliasse o seu marido Afonso XI de Castela, na Batalha do Salado contra os mouros. 

Mas D. Afonso IV recusou dar auxílio, exigindo que fosse o genro a pedir-lho pessoalmente e não a sua filha, que tão destratada e humilhada pelo marido havia sido. Afonso XI assim fez e D. Afonso IV enviou auxílio. 

A notícia desta Real Decisão (a Boa Nova) chegou a D. Maria no local em que hoje se ergue este Santuário de Nossa Senhora da Assunção da Boa Nova, em Terena. Por esse motivo ordenou a construção do Santuário de Nossa Senhora da Assunção da Boa Nova, nesse mesmo local.

Terena - Santuário de Nossa Senhora da Assunção da Boa Nova – Guia Alentejo

Guia Alentejo, quem somos? Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A divulgação do nosso Alentejo com Rotas & Destinos, é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão! Um bem-haja a todos!

Sem comentários