A lenda dos Avejões do Concelho de Cuba (Alentejo) – Guia Alentejo
A lenda dos Avejões do Concelho de Cuba (Alentejo) – Guia Alentejo
![]() |
Tribunal e estátua de Cristóvão Colombo, Cuba (Alentejo) - Guia Alentejo |
A lenda dos avejões é conhecida por todo o Alentejo. Avejão é substantivo masculino que poderá ter três significados: uma ave grande; Um fantasma; Um homem feio e corpulento. No Alentejo, por norma, era e é utilizado, como sinónimo de fantasma.
É uma palavra de origem romana, no entanto diz a lenda que a sua origem está na vila alentejana de Cuba, ou da Cuba como gostam os seus habitantes e vizinhos referir.
Os avejões não eram mais que uma figura famas gótica, que produzia um efeito de medo na população, para que os namorados e amantes pudessem circular e ir de encontro com as suas amadas.
Dessa forma, todos os habitantes ficavam com medo e não tinha a tentação de observar tão audazes homens e mulheres. Assim, foram inventados os “Avejões”.
LENDA DOS AVEJÕES, CUBA, BAIXO ALENTEJO
Contam os mais velhos, que quando a vila Cuba, Baixo Alentejo, não tinha ainda iluminação nocturna, volta e meia, ouvia-se dizer: anda aí um Avejão! Claro as pessoas ficavam cheias de medo e evitavam sair à noite. Não fosse o caso, de dar de caras com o Avejão.
Os Avejões eram uns entrouxos muito tapados, com correntes amarradas, e ao andar faziam um barulho de arrepiar. Eram mesmo o medo! Desta forma, os apaixonados, conseguiam passar despercebidos.
A par da lenda dos avejões da Cuba, o povo, tinha também um dizer para falar e classificar os avejões: olha, já nasceu mais um avejanito!
Sendo assim, tenham cuidados com os avejões.
Guia Alentejo, quem somos? Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A divulgação do nosso Alentejo com Rotas & Destinos, é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão! Um bem-haja a todos!
Sem comentários