Últimos Destinos

A Lenda de Juromenha do Concelho de Alandroal - Guia Alentejo

 

A Lenda de Juromenha do Concelho de Alandroal - Guia Alentejo


Fortaleza-de-Juromenha-alandroal-com-o-guia-alentejo
Fortaleza de Juromenha, Alandroal - Guia Alentejo

Juromenha, atualmente pertencente ao concelho de Alandroal, foi sede de concelho extinto em 1836. 

Pertencia ao concelho e à freguesia de Juromenha, a localidade de Vila Real (atualmente município de Olivença), situada na margem esquerda do rio Guadiana, sob a administração espanhola desde 1801, mas oficialmente ainda reconhecida como parte do território português.

A lenda de Juromenha, concelho de Alandroal, com a sua história de amores proibidos, tragédia e ganância, continua a ser parte integrante da herança cultural de Juromenha. 


LENDA DE JUROMENHA, ALANDROAL


Diz a lenda que durante a ocupação dos Visigodos, um rico e nobre senhor Godo, quis espoliar a sua irmã, de nome Mégnia ou Mênha, das grandes riquezas que herdaria dos seus pais (outros referem que estaria apaixonado pela sua irmã) e, por esse motivo, vendo que não iria ter sucesso nas suas ambições, prendeu-a no castelo, a ver se ela, pelo desejo da liberdade, consentia em satisfazer os seus desejos.

Porém a jovem donzela, recusou-se heroicamente a isso, dizendo sempre: Jura Mênha que não. 

Como resultado, uma das torres do castelo ficou conhecida e, ainda o é, como a "Torre de Menha", em homenagem à donzela que supostamente, lá esteve presa.


Guia Alentejo, quem somos? Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A divulgação do nosso Alentejo com Rotas & Destinos, é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão! Um bem-haja a todos!

Sem comentários