Últimos Destinos

Lenda de São Torpes do Concelho de Sines – Guia Alentejo


Lenda de São Torpes do Concelho de Sines – Guia Alentejo


Lenda-de-São-Torpes-Sines-Lendas-do-Alentejo-com-o-Guia-Alentejo
Lenda de São Torpes, Sines - Lendas do Alentejo com o Guia Alentejo

A lenda de São Torpes é uma história associada ao Concelho de Sines, Alentejo Litoral. A lenda conta que, durante o período da ocupação muçulmana na Península Ibérica, um jovem cristão chamado Sálvio Torpes se recusou a renunciar à sua fé cristã e converter-se ao islamismo.

 Por causa dessa recusa, foi perseguido e preso pelos Muçulmanos. São Torpes foi submetido a várias formas de tortura, incluindo a queima dos pés. No entanto, sempre se recusou a renunciar à sua fé. 


Lenda de São Torpes do Concelho de Sines


Segundo a lenda, milagrosamente, as suas feridas não se curavam mas ele não sentia dor, o que levou os muçulmanos a acreditar que tinha algum poder divino. 

Foi flagelado, decapitado e lançado ao mar juntamente com um galo e um cão. A lenda afirma que, em vez de afundar, o seu corpo e a cabeça flutuaram nas águas e foi protegido por golfinhos. 

Praia-de-São-Torpes-do-Concelho-de-Sines-com-o-Guia-Alentejo
Praia de São Torpes do Concelho de Sines - Guia Alentejo

Os golfinhos trouxeram a cabeça para uma praia na região de Sines, enquanto o corpo foi dar à costa da Riviera Francesa, na região de Provença no sul de França, na cidade chamada de São Tropez. 

Sepultado na praia pelos cristãos locais, começou a chamar-se a essa praia na região de Sines, a praia de São Torpes. 

A devoção a São Torpes pelos pescadores da região, persiste até hoje. 


Guia Alentejo, quem somos? Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A divulgação do nosso Alentejo com Rotas & Destinos, é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão! Um bem-haja a todos!

Sem comentários