Últimos Destinos

Campo Maior - As suas Gentes e a sua História - Guia Alentejo


Campo Maior - As suas Gentes e a sua História - Guia Alentejo


O-que-conhecer-e-visitar-em-Campo-Maior-com-o-Guia-Alentejo
O que conhecer e visitar em Campo Maior com o Guia Alentejo

Campo Maior, as suas gentes e a sua história. Campo Maior é uma vila raiana no distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo.

O concelho de Campo Maior é limitado a norte e leste por Espanha, a sudoeste pelo município de Elvas e a oeste por Arronches. É a localidade onde nasceu Santa Beatriz da Silva, a fundadora da Ordem da Imaculada Conceição, e o seu irmão Beato Amadeu da Silva.

O orago de Campo Maior é Nossa Senhora da Expectação e São João Batista e tem o feriado municipal na 2ªfeira a seguir ao domingo de Páscoa. O gentílico é Campomaiorense.


ORIGEM DO NOME DE CAMPO MAIOR


Vista-geral-de-campo-maior-com-destaque-para-a-Igreja-Matriz-com-o-guia-alentejo
Vista geral de Campo Maior com destaque para a Igreja Matriz - Guia Alentejo

Diz a lenda que depois de ser reconquistada aos mouros, esta região sofria ataques permanentes que obrigavam a grandes temores e a grandes provações.

Os habitantes, fartos de uma situação insustentável, resolveram reunir-se num local bem amplo, onde todos pudessem acoitar-se e defender-se dos ataques da moirama. 

Uns foram para um lugar, outros para outro, mas um deles encontrou um terreno apropriado não só pelo seu tamanho como também pelo aspeto agradável, bem enquadrado na paisagem, gritou de imediato: 

«Companheiros, aqui será o nosso campo maior. Nele cabemos bem e daqui faremos um reduto para suster os nossos inimigos» E foi assim que nasceu o povoado com o nome de Campo Maior.

O concelho de Campo Maior tem as seguintes freguesias: 
Freguesia de Nossa Senhora da Expectação (Campo Maior);
Freguesia de São João Batista (Campo Maior);
Freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados.


HISTÓRIA DE CAMPO MAIOR


Castelo-de-campo-maior-com-o-guia-alentejo
Castelo de Campo Maior - Guia Alentejo

Povoação de origem muito antiga com vários milhares de anos, como prova, por exemplo, o povoado pré-histórico de Santa Vitória.

Foi uma povoação celta, depois romana (foram encontradas cerâmicas, moedas, inscrições, machados de pedra, etc.) e, posteriormente, muçulmana durante cinco séculos, até ser conquistada para o Reino de Leão, em 1219, pelos Peres de Badajoz. 

Entrou para a Coroa portuguesa através do Tratado de Alcanises, assinado por D. Fernando IV, rei de Leão, e por D. Dinis, em 1297. Juntamente com Campo Maior, passaram para Portugal Olivença e Ouguela.

O castelo foi reedificado por D. Dinis em 1310 e nos séculos XVII e XVIII levantaram-se várias fortificações que tornaram Campo Maior uma praça-forte. Antes disso, D. Manuel deu-lhe Foral Novo em 1512.

Campo Maior acolheu muitos judeus perseguidos por Castela e a comunidade judaica tornou-se importante. Na Inquisição de Évora, Campo Maior era o concelho do Alentejo que tinha mais acusados de judaísmo. 


Campo Maior, uma defesa da Raia Alentejana


Depois de 1640, fortificou-se a vila para prepará-la para novos ataques castelhanos. Dizia-se que nessa época em Campo Maior uma em cada quatro pessoas era militar. 

Sofreu guerras, cercos, como o de 1712 do Marquês de Bay, trovoadas e tempestades que caíram sobre o paiol da pólvora e mataram dois terços da população. 

castelo-de-campo-maior-com-o-guia-alentejo
Castelo de Campo Maior - Guia Alentejo

Voltou a sofrer cerco em 1801 e revoltou-se contra as tropas das Invasões Francesas. Sofreu nova acometida dos franceses em 1808, resolvida com o apoio de tropas espanholas e de tropas do general Beresford. 

Campo Maior voltou a ser fustigada pelas lutas de liberais e absolutistas, e em 1865 a cólera morbus matou mais do que as guerras: morriam duas a três pessoas por dia.

As desgraças não tinham ainda terminado, porque os poderes públicos quiseram que Campo Maior fosse integrado no concelho de Elvas. Nova sublevação, vitoriosa, e a Rua da Canada, onde se deu a verdadeira greve geral, mudou o nome para Rua 13 de Dezembro, data da insubmissão.

O castelo foi considerado Monumento Nacional em 1911.


OUGUELA, NO CONCELHO DE CAMPO MAIOR


Castelo-e-Igreja-Matriz-de-Ouguela-com-o-guia-alentejo
Castelo e Igreja Matriz de Ouguela - Guia Alentejo

Era um castro pré-romano. Com os romanos tomou o nome de Budua. Os visigodos clamaram-lhe Niguela. Os muçulmanos fortificaram-na. 

Terá sido conquistada aos mouros depois de 1230 e em 1255 foi doada ao Cabido e Bispo de Badajoz. Pelo Tratado de Alcanises, de 1297, passou para a coroa portuguesa. 

D. Dinis deu-lhe Carta de Foral em 1298 e mandou que se reconstruíssem as defesas. D. Fernando mandou construir nova cerca e D. João I, para a povoar, deu-lhe o privilégio de Couto de Homiziados. 

D. Manuel deu-lhe Foral Novo. Na Guerra da Restauração, D. João IV mandou modernizar as defesas. Ouguela resistiu várias vezes a invasões espanholas. 

No final do século XVIII teve obras no castelo com a construção de atalaia, fossos e estacaria. A praça foi desmilitarizada em 1840. É Imóvel de Interesse Público desde 1943.


LENDAS DO CONCELHO DE CAMPO MAIOR


castelo-de-ouguela-com-o-guia-alentejo
Castelo de Ouguela - Guia Alentejo

Lenda de Nossa Senhora da Enxara, Campo Maior

Uma mulher lavava a roupa no rio com a sua filha. A rapariga desapareceu e regressou pouco depois com um brinco de ouro que disse ter-lhe sido dado por uma senhora muito bonita. 

A mãe não acreditou e pediu à filha para lhe mostrar a senhora. A mãe deparou-se com a imagem de uma Nossa Senhora em cima de uma pedra redonda. 

Espalhada a notícia, a população resolveu construir uma capela a Nossa Senhora da Enxara, na margem do rio. 

Diz-se que quando não chovia, realizavam uma cerimónia na qual os habitantes rezavam e atiravam a pedra onde se encontra a santa ao rio. 

Dava resultado, mas como a água era muita, por vezes invertiam o ritual para que parasse de chover. Nos últimos tempos de seca fizeram-se procissões pedindo chuva.


Lenda do Tamborzinho, Campo Maior


No campo militar, refere-se que, estando Ouguela cercada durante uma guerra, não se sabe qual, e não havendo possibilidade de contactar Campo Maior para pedir reforços, uma criança desceu pela figueira que se encontra ainda hoje pegada á muralha do castelo, transportando consigo a Bandeira e uma mensagem escrita. 

A criança que costumava brincar com um tamborzinho, conseguiu ultrapassar as linhas inimigas sem levantar suspeitas e correu até Campo Maior onde entregou a mensagem no hospital.

Esta lenda é hoje conhecida pela lenda do “Tamborzinho” e julga-se ter origem num facto real, não se conseguindo estabelecer a época em que o mesmo terá acontecido.


Lenda da Cruz do Galindo, Campo Maior


Conta a história que na era de 1475, Ouguela foi tomada pelos castelhanos, travando-se então uma célebre batalha entre Portugal e Castela, a batalha de Toro, que permitiu o regresso á Coroa Portuguesa da Vila.

Esta batalha deu-se no lugar de Ouguela, entre João da Silva, camareiro-mor do príncipe D. João II e João Fernandes Galindo, alcaide-mor de Albuquerque, em Espanha.

Do encontro morreram ambos, João Fernandes Galindo logo, e João da Silva aos vinte e oito dias depois, sem que houvesse mais derrame de sangue de ambas as partes.

Diogo da Silva, bisneto de João da Silva, passando por Ouguela, mandou fazer a referida Cruz na Era de 1551, encontrando-se esta atualmente no museu de Elvas.

Julga-se que esta Cruz estaria colocada perto da confluência do Abrilongo com Xévora, no local onde se teria travado o combate singular entre os dois capitães. O pedestal desta Cruz foi encontrado aquando da remodelação do castelo durante a recente década de 70.


PATRIMÓNIO DO CONCELHO DE CAMPO MAIOR


Mosteiro-da-Imaculada-Conceição-Campo-Maior-com-o-guia-alentejo
Mosteiro da Imaculada Conceição, Campo Maior - Guia Alentejo

É rico e vasto o património edificado de Campo Maior. O que deve ser visitado:

CAMPO MAIOR
Castelo de Campo Maior;
Fortificação Abaluartada;
Pelourinho de Campo Maior;
Centro Histórico de Campo Maior;
Portas da Vila;
Assento Militar;
Igreja Matriz ou de Nossa Senhora da Expectação;
Igreja de São João Batista;
Capela dos Ossos;
Mosteiro da Imaculada Conceição;
Igreja da Misericórdia;
Capela do Senhor dos Aflitos;
Ermida de São Sebastião;
Passos da Via Sacra;
Claustro e Igreja do Convento de Santo António;
Ermida de São Joãozinho;
Ermida de São Pedro;

OUGUELA
Castelo de Ouguela;
Casa do Governador de Ouguela;
Cisterna de Ouguela;
Igreja Matriz da Antiga Vila de Ouguela;
Ermida da Enxara;
Atalaia de São Pedro;
Atalaia do Gato;

DEGOLADOS
Igreja Matriz de Degolados.


MUSEUS NO CONCELHO DE CAMPO MAIOR


Casa-Museu-Santa-Beatriz-da-Silva-Campo-Maior-com-o-guia-alentejo
Casa Museu Santa Beatriz da Silva, Campo Maior - Guia Alentejo

Museu de Arte Sacra, Campo Maior;
Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada, Campo Maior;
Museu Aberto, Campo Maior;
Casa Museu Santa Beatriz da Silva, Campo Maior;
Lagar Museu do Palácio Visconde D`Olivã; Campo Maior;
Centro de Ciência do Café ou Museu do Café, Campo Maior;
C.I.F.P. – Casa das Flores Campo Maior;
Espaço Arte, Campo Maior.


PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO EM CAMPO MAIOR

PALEOLÍTICO
Nossa Senhora da Enxara (Arte Rupestre);
Campo Maior Guadalupe (Habitat);
Nossa Senhora da Graça dos Degolados;
Povoado pré-histórico de Santa Vitória;

NEOLÍTICO
Atalaia das Figueiras (Povoado) - Campo Maior;

ÉPOCA ROMANA
Monte das Argamassas (Villa);
Campo Maior - Monte de São Salvador (Villa);
Campo Maior - Capela (Achado Isolado);
Campo Maior - Defesa de São Pedro (Villa);
Campo Maior - Horta da Capela (Villa);
Campo Maior - Barragem do Muro;
Campo Maior - Barragem de Oliva (Ponte);
Campo Maior - Ponte Antiga do Enxara - Campo Maior;

ALTA IDADE MÉDIA
Castelo de Ouguela;
Campo Maior - Ponte Antiga do Enxara - Campo Maior;

BAIXA IDADE MÉDIA
Mina 2 (Vestígios Diversos);
Campo Maior - Ermida de São Pedro (Necrópole).


GASTRONOMIA E RECEITAS TRADICIONAIS DO CONCELHO DE CAMPO MAIOR


Receita-de-Sopa-de-Batata-à-moda-de-Campo-Maior-horadabuxa
Receita de Sopa de Batata à moda de Campo Maior - horadabuxa

A gastronomia de Campo Maior é tributária da cozinha regional do Alentejo, mas com algumas influências da vizinha Espanha, que se verificam mais a nível dos condimentos e dos temperos do que da génese das próprias receitas.

PRATOS
Migas com entrecosto;
Ensopado de Borrego;
Sopas de Tomate;
Sopas de batata - a receita;
Febras do Alguidar;
Sopa de Cação;
Sopa de bacalhau;
Sopa de cachola;
Tomatada;
Bacalhau albardado.

DOÇARIA
Bolos amassados;
Tosquiados;
Nógados;
Sericaia;
Tortilhas de amêndoa, grão ou gila;
Pudim de Ovos;
Bolinhos de torresmos;
Broas alentejanas;
Broas de manteiga;
Bolos Fintos Alentejanos;
Bolinhos de requeijão;
Azevias à alentejana;
Filhós;
Papas de farinha de trigo.


ARTESANATO NO CONCELHO DE CAMPO MAIOR


Rua-na-Festa-das-Flores-ou-Festas-do-Povo-campo-maior-com-o-guia-alentejo
Rua na Festa das Flores ou Festas do Povo, Campo Maior - Guia Alentejo

Flores em papel;
Objetos em cartão (arado, foice, pratos, etc.);
Olaria e Pintura em cerâmica;
Mobiliário e pintura em madeira;
Mobiliário e trabalhos em ferro;
Tecelagem.


NATUREZA, TRILHOS E ROTAS TURISTICAS NO CONCELHO DE CAMPO MAIOR


Santuário-de-Nossa-Senhora-da-Enxara-ouguela-com-o-guia-alentejo
Santuário de Nossa Senhora da Enxara, Ouguela - Guia Alentejo

PR1 CMR - Ouguela, Sentinela da Raia – mais informação;
PR2 CMR - Percurso dos Grous – mais informação;
PR3 CMR - Percurso Raiano ente Cal e Mel - mais informação;
PR4 CMR - Percurso Defesas de Campo Maior – mais informação.


FEIRAS, FESTAS E ROMARIAS NO CONCELHO DE CAMPO MAIOR


Campo Maior é também uma terra de festas e as mais célebres são as Festas das Flores, também chamadas Festas do Povo ou dos Artistas, hoje Património Imaterial Cultural da Humanidade.

Festa da Flores ou Festas do Povo, sem data;
Romaria de Nossa Senhora da Enxara, páscoa; 
Romaria de São Joãozinho, 23 de Junho;
Feira de Santa Maria, Agosto;
Mercado mensal de Campo Maior, 2º sábado de cada mês;
Festival Raya, mês de Junho sem data certa.

Estátua-do-Comentador-Rui-Nabeiro-campo-maior-com-o-guia-alentejo
Estátua do Comentador Rui Nabeiro, Campo Maior - Guia Alentejo

Guia Alentejo, quem somos? Somos uma equipa jovem, motivada e decidida. O Alentejo é a nossa "terra". A divulgação do nosso Alentejo com Rotas & Destinos, é o nosso objetivo. Investigar e divulgar: O nosso lema e Missão! Um bem-haja a todos!

Sem comentários